Cartaz da IELB 2009

Cartaz da IELB 2009
A família é a primeira Escola da Vida, é a célula vital da humanidade.

PROGRAMAÇÕES DA PARÓQUIA

Domingo, dia 08 de março culto com pastor Jair da Trindade de Cascavel as 19:00. Domingo dia 15 de março encontro de professores de escola biblica em Santa Tereza do Oeste. TELEFONE DA PAROQUIA SÃO PAULO DE CORBELIA 32422490

ENCONTRO EM PEROLA DO OESTE

ENCONTRO EM PEROLA DO OESTE
Jovens da Paroquia São Paulo de Corbelia participaram de umencontro com os jovens de Capanema, Francisco Beltrão, Perola Do oeste nos dias 28/02 e 01/03 de 2009.

Valter e Vagner Brizola de Corbelia em Perola Do Oeste!

jovens no encontro em perola

RETIRO DE CARNAVAL EM CORBELIA

RETIRO DE CARNAVAL EM CORBELIA
Neste carnaval tivemos o nosso Retiro de carnaval e Corbelia, 140 jovens participaram deste evento que este ano teve o congresso esportivo junto! Foi um congreso "mara"...

Paga Mico

Pastor Jari,Pastor Ruben, Brizolas, Carlinhos, Juninho(quarteto Fantastico)

Futsal-Encontro esportivo

congressão da Jelb 2009

congressão da Jelb 2009
40 jovens do distrito cataratas participaram do 41º congresso da Jelb em caldas novas goias, nos dias 27 de janeiro à 01 de fevereiro de 2009.

Congressão 2009

Congressão 2009
Nessa Segunda-feira dia 26/01/2009,os jovens Valter e Vagner Brizola, Valter Astolfi Schembergue de corbelia estarão saindo juntamente com a caravana do Distrito Cataratas rumo ao congressão 2009 em Caldas Novas-Goias.

Primeiro ponto de Culto em Corbélia.

Primeiro ponto de Culto em Corbélia.
O trabalho começou com o Pastor Arno Schelp.Reverendo Arno Schelp – 1954-1956 Ele iniciou o trabalho da Igreja em meados de 1954, na casa do Sr. Fernando Jandrey. Ele vinha de Peaberu de Jipe. Atendia esta região a cada três meses. A pequena comunidade começou com 15 pessoas. O registro de fundação da Congregação “São Paulo” não temos. Talvez ficou no arquivo pessoal do Reverendo Arno, ou então, foi consumido pelo fogo, na ocasião da queima da Igreja. Reverendo Cristiano Steier 1957 – O Rev. Cristiano Steier deu continuidade a este trabalho, também na casa do Sr. Fernando Jandrey. Os cultos também eram intercalados a cada três meses. Ele vinha de Marechal Candido Rondom de Jipe.

O Início da IELB no Anahy.

O Início da IELB no Anahy.
21/10/1963 – Temos o registro da Primeira Ata da Reunião em Linha Timburi. Ela foi dirigida pelo pastor Cristiano Steier. O secretário que lavrou a presente ata foi Orlando Jandrey. Em 14 de Janeiro de 1964 o Rev. Cristiano Steier fez uma reunião com os membros da Linha Timburi para propor o pedido do estagiário Acir Hepp. Foi aceito. Os cultos eram realizados na propriedade do Sr. Osvaldo Jandrey a cada três meses.

Atendimento feito por um estagiário.

Atendimento feito por um estagiário.
1965 – A paróquia foi atendida pelo estagiário Acir Hepp. O estagiário sempre era levado de carroça de boi até linha Timburi pelo Sr. Carlos Fenske. Na foto, o estagiário realizou o casamento do Sr. Alceu Fenske e Sra. Edi D. Fenske

Construção da primeira Igreja em Corbélia.

Construção da primeira Igreja em Corbélia.
Foto tirada em 1965, quando o pastor Cristiano Steyer atendia o local a cada três meses. O reverendo Cristiano provavelmente atendia mais de 20 localidades na região. Neste período a comunidade de Corbélia se organizou em construir sua casa paroquial para depois chamar seu pastor residente. Para tal construção o Sr. Carlos Fenske doou um Pinheiro. O Sr. Reinoldo Hart, doou um pinheiro seco. O Sr. Arnaldo Hupper e Erno Gross fizeram o frete das madeiras para serem beneficiadas. O lote da casa foi doado pelo Sr. Clóvis Dilenburg. Nesta época, os programas de Natal eram organizados e realizados pelos membros. Quem auxiliava era a prof. Gonilda Küstermacher. Os programas eram apresentados na casa do Sr. Arnaldo Huppers.

Pastor Theno

Pastor Theno
1966 – Foi chamado o pastor Theno Reinheimer, primeiro pastor residente aqui em Corbélia. Em 25 de Julho de 1966, na Fazenda Jardim foi fundada a Congregação São Mateus. A diretoria provisória ficou assim estabelecida: Gilberto Fenske foi eleito como presidente, Oscar Devale secretário e Arnildo Desdevale tesoureiro. No dia 14 de Janeiro de 1967 o pastor Theno Rheinheimer, dirigiu a primeira reunião em Linha Timburi, da qual temos registro em ata. 1973 – O Rev. Theno elaborou a carta explicativa de chamado para o pastor Edgar Lemke.

Pastor Edgar Lemke

Pastor Edgar Lemke
1974 – Veio o Re Edgar Lemke. Em 3 de Março de 1974 ele foi instalado na Paróquia de Nova Aurora. O pregador do culto foi o Presidente da Igreja Johanes Gedrat. 1978 – Rev Edgar Lemke – Começou a apresentar estatísticas do trabalho da paróquia para a IELB. Os dados são os seguintes:1978 - 5 Congregações, 2 Missões, 354 almas, 190 Comungantes.Em 1978 o Reverendo Edgar Lemke inaugurou a igreja de madeira aqui na rua Flor de Liz 2042. O pastor Edgar é o cabeludo no meio da foto, sentado ao lado do Sr. Cristiano De Wale.

Estagiário José Schwanke

Estagiário José Schwanke
Ele atendeu a paróquia no ano de 1978 até o início de 1979. Na foto fez a confirmação do Airton De Wale.

Pastor Marcos Weçolovis

Pastor Marcos Weçolovis
Foi chamado em 1979. Temos uma estatística do trabalho dele do ano de 1982.Os dados da estatística são os seguintes:4 Congregação, 1 Pontos de Pregação, 276 almas, 169 comungantes.

Amar o próximo como a ti mesmo!

Amar o próximo como a ti mesmo!
Este é o resumo que Jesus fez da segunda tábua dos mandamentos, que vão do quarto até o décimo mandamento. E este resumo depende totalmente da primeira parte dos mandamentos, que vão do primeiro ao terceiro mandamento. "Amar a Deus acima de tudo". O mundo, a sociedade, as famílias, praticamente todos são atingidos pelo mal do egoísmo. Pensar apenas em si próprio. Quem faz isto, por que já não dá valor a Deus. E a consequencia é de não amar o próximo. Se todos amassem o próximo, como amam a si mesmos, teríamos paz infinita em nosso mundo, sociedade, família. Vamos pensar nisto.

Não duvide da ajuda alheia!

Não duvide da ajuda alheia!
A união faz a força!

O verdadeiro amigo!

O verdadeiro amigo!

Confiar ou ter medo?

Confiar ou ter medo?

Pastor Eraldo Schultz

Pastor Eraldo Schultz
1985 – Rev Eraldo Schultz – atendia 3 congregações, 202 Almas, 114 Comungantes. (Corbélia, Nova Aurora, Linha Timburi) 1986- O Re Eraldo Schultz foi chamado para Expectativa em 17/05/1986. Ele passou a morar para lá, mas continuava atendendo Corbélia.O Reverendo Eraldo trabalhou com dois estagiários: Antônio Canoa e Marcos Zoich. Na foto está o pastor Eraldo de Barba, o estagiário Marcos Zoich e o confirmando Leuri Deuner.

Estagiário Antônio Canoa.

Estagiário Antônio Canoa.
O estagiário está de óculos, ao lado da confirmanda Mirian De Wale.

Pastor Délio Bautz

1988 – Rev Délio Bautz –Atendia 4 Congregações, (Corbélia, Nova Aurora, Anahy, Fazenda Farropilha)
Não temos foto do pastor Délio. Se alguém possui, e quiser colaborar com a história, envie os dados através do E mail cirleivorpagel@yahoo.com.br

Pastor Eraldo Schultz e o novo remanejamento.

A partir de 1990 o Reverendo Eraldo passou a atender 5 Congregações, (Expectativa, Corbélia, Nova Aurora, Anahy, Fazenda Farroupilha.), isto porque o Reverendo Délio havia saído da paróquia de Corbélia. O Reveredo Eraldo trabalhou junto com o estagiário Ildo Bender. A paróquia de Corbélia estava anexada a de expectativa.

Pastor Carlos Fröming

Pastor Carlos Fröming
Em Janeiro de 1991 O Rev Carlos foi chamado e assumiu novamente Corbélia como paróquia separada. 1992 – Continuou o mesmo trabalho. Só foi abandonado o trabalho da Fazenda Farroupilha. Em 1993 o Reverendo Carlos começou em conjunto com os membros a construir o novo templo de alvenaria, na rua Flor de Lis 2042.

História da Igreja Evangélica Luterana em Corbélia e Anahy

O trabalho começou com o Pastor Arno Schelp.
Reverendo Arno Schelp – 1954-1956
Ele iniciou o trabalho da Igreja em meados de 1954, na casa do Sr. Fernando Jandrey. Ele vinha de Peaberu de Jipe. Atendia esta região a cada três meses. A pequena comunidade começou com 15 pessoas. O registro de fundação da Congregação “São Paulo” não temos. Talvez ficou no arquivo pessoal do Reverendo Arno, ou então, foi consumido pelo fogo, na ocasião da queima da Igreja.
Reverendo Cristiano Steier
1957 – O Rev. Cristiano Steier deu continuidade a este trabalho, também na casa do Sr. Fernando Jandrey. Os cultos também eram intercalados a cada três meses. Ele vinha de Marechal Candido Rondom de Jipe.
21/10/1963 – Temos o registro da Primeira Ata da Reunião em Linha Timburi. Ela foi dirigida pelo pastor Cristiano Steier. O secretário que lavrou a presente ata foi Orlando Jandrey.
1964 – Em 14 de Janeiro de 1964 o Re Cristiano Steier fez uma reunião com os membros da Linha Timburi para propor o pedido do estagiário Acir Hepp. Foi aceito.
1965 – A paróquia foi atendida pelo estagiário Acir Hepp. O estagiário sempre era levado de carroça de boi até linha Timburi pelo Sr. Carlos Fenske.
Provavelmente neste período a comunidade de Corbélia se organizou em construir sua casa paroquial para depois chamar seu pastor residente. Para tal construção o Sr. Carlos Fenske doou um Pinheiro. O Sr. Reinoldo Hart, doou um pinheiro seco. O Sr. Arnaldo Hupper e Erno Gross fizeram o frete das madeiras para serem beneficiadas. O lote da casa foi doado pelo Sr. Clóvis Dilenburg.
Nesta época, os programas de Natal eram organizados e realizados pelos membros. Quem auxiliava era a prof. Gonilda Küstermacher. Os programas eram apresentados na casa do Sr. Arnaldo Huppers.
O reverendo Cristiano provavelmente atendia mais de 20 localidades na região.
Reverendo Theno Reinheimer
1966 – Foi chamado o pastor Theno Reinheimer, primeiro pastor residente aqui em Corbélia. Em 25 de Julho de 1966, na Fazenda Jardim foi fundada a Congregação São Mateus. A diretoria provisória ficou assim estabelecida: Gilberto Fenske foi eleito como presidente, Oscar Devale secretário e Arnildo Desdevale tesoureiro.
1967. No dia 14 de Janeiro de 1967 o pastor Theno Rheinheimer, dirigiu a primeira reunião em Linha Timburi, da qual temos registro em ata.
1973 – O Rev. Theno elaborou a carta explicativa de chamado para o pastor Edgar Lemke.
O reverendo Theno provavelmente também atendia mais de 20 localidades. No final ele foi morar em Cascavel, deixando a paróquia de Corbélia para o reverendo Edgar Lemke.
Reverendo Edgar Lemke
1974 – Veio o Re Edgar Lemke. Em 3 de Março de 1974 ele foi instalado na Paróquia de Nova Aurora. O pregador do culto foi o Presidente da Igreja Johanes Gedrat.
1978 – Rev Edgar Lemke – Começou a apresentar estatísticas do trabalho da paróquia para a IELB. Os dados são os seguintes:
1978 - 5 Congregações, 2 Missões, 354 almas, 190 Comungantes.Em 1978 o Reverendo Edgar Lemke inaugurou a igreja de madeira aqui na rua Flor de Liz 2042.
Estagiário José Schwanke
Ele atendeu a paróquia no ano de 1978 até o início de 1979.
Reverendo Marcos Weçolovis
Foi chamado em 1979. Temos uma estatística do trabalho dele do ano de 1982.
Os dados da estatística são os seguintes:
4 Congregação, 1 Pontos de Pregação, 276 almas, 169 comungantes.
Reverendo Eraldo Schultz
1985 – Rev Eraldo Schultz – atendia 3 congregações, 202 Almas, 114 Comungantes. (Corbélia, Nova Aurora, Linha Timburi)
1986- O Re Eraldo Schultz foi chamado para Expectativa em 17/05/1986. Ele passou a morar para lá, mas continuava atendendo Corbélia.
1987 – Continuou o mesmo trabalho.
O Reverendo Eraldo trabalhou com dois estagiários: Antônio Canoa e Marcos Zoich.
Reverendo Délio Bautz
1988 – Rev Délio Bautz –Atendia 4 Congregações, (Corbélia, Nova Aurora, Anahy, Fazenda Farropilha)
Ficou até 1989.
Reverendo Eraldo Schultz -
A partir de 1990 o Reverendo Eraldo passou a atender 5 Congregações, (Expectativa, Corbélia, Nova Aurora, Anahy, Fazenda Farroupilha.), isto porque o Reverendo Délio havia saído da paróquia de Corbélia. O Reveredo Eraldo trabalhou junto com o estagiário Ildo Bender. A paróquia de Corbélia estava anexada a de expectativa.
Reverendo Carlos Fröming
Em Janeiro de 1991 O Rev Carlos foi chamado e assumiu novamente Corbélia como paróquia separada.
1992 – Continuou o mesmo trabalho. Só foi abandonado o trabalho da Fazenda Farroupilha.
1993 até 1996 – O Rev Carlos Fröming dirigia o trabalho sozinho em Corbélia.
Em 1993 o Reverendo Carlos começou em conjunto com os membros a construir o novo templo de alvenaria, na rua Flor de Lis 2042.
Em maio de 1995 o Reverendo Carlos foi transferido para Monte Negro RS. Até o fim do ano a paróquia foi atendida pelo Reverendo Rubens Schwalenber de Trindade Cascavel.
Reverendo Valdemar Schüller
1996 – Veio o Re Valdemar Schüller. Atendeu até 1998. No trabalho dele foi concluída a obra do novo templo de alvenaria.
Reverendo Jonas Bartz
1999 – Veio o Re Jonas Bartz. Corbélia passou a pertencer a paróquia de Expectativa. Ele ficou até Julho de 2002. Ele dirigiu o culto de inauguração do novo templo, no dia 31 de Maio de 1998.
Em 22 de Agosto de 2000, o Templo de Corbélia sofreu um incêndio. 50% do prédio foi destruído. Até hoje não se sabe a causa do incêndio. Mas com a bondade de Deus e a ajuda de todos os membros da Igreja, até o fim do ano de 2000, o templo estava praticamente reconstruído.
2002 o Reverendo Jonas aceitou o chamado de Porto Alegre e saiu daqui, deixando o estagiário Julio Jand atendendo a paróquia.
Reverendo Guido Vorpagel
2002 – Em 01 de Agosto veio o Rev Guido Vorpagel. Ele atendeu a paróquia toda até 17 de Abril de 2004. Trabalhou com o estagiário Tiago. Foi ele que planejou a volta as origens de Corbélia, ou seja, Corbélia ser uma paróquia novamente.

Reverendo Cirlei Neunfeld Vorpagel
2004 – No dia 18 de Abril de 2004 foi Instalado o Rev Cirlei Vorpagel, que assumiu a paróquia de Corbélia novamente.
A paróquia hoje é formada por duas congregações: “São Paulo” de Corbélia e “São João” de Anahy.
A congregação “São Paulo” é composta por 102 membros
A congregação “São João” é composta por 45 membros

segunda-feira, 16 de março de 2009

Curso de Professores de Escola Biblica



"Na foto, o pessoal de Corbélia e Trindade Cascavel!"

Jovens de Corbélia participaram juntamente com os jovens e servas de cascavel, medianeira, foz do iguaçu, capitão leonidas marques, tupãssi, assis chateumbriand, nova aurora, santa tereza do oeste e santa terezinha de itaipu do curso para professores de escolas Biblicas...
os rapazes tiveram um destaque, pois o curso não é só para mulheres e sim para homens tbm...


By Brizola

Nenhum comentário: